25 de março de 2011

Diga não a pirataria

Quem nunca notou andando pelo centro de sua idade vendedores ambulantes de cd's e dvd's piratas? Uma violação pura e cristalina dos direitos autorais, uma ofensa à criatividade e talento dos artistas.

É um mercado paralelo que tem cada vez crescido mais, gerando prejuízos a empresas fonográficas e à sociedade como um todo, pois esse mercado negro gera recursos indiretos à criminalidade.

Nos tempos das navegações, em que passou-se a desbravar os sete mares, o maior inimigo dos mercadores eram os piratas. Nada mais eram do que pilhadores, assaltantes dos mares, que abordavam as embarcações e as saqueavam, por muitas vezes matando a tripulação.

Os piratas modernos nada mais são pessoas que saqueam os pretenços lucros a serem obtidos pelos artistas e empresas do ramo. Campanhas e fiscalizações sempre ocorrem visando coibir tal mercância, entretanto,ao invés de diminuirem, parecem multiplicar!

O pior é que tais produtos possuem uma qualidade infinitamente inferior ao original! E sempre tem um muquirana que prefere optar pelo de menor qualidade apenas por ser mais barato. Uma economia distorcida e imaginária!

Não sei quem é o maior pirata, se aquele que vende ou o que compra tais produtos...

Muitas vezes somos piratas espirituais, nos deixando seduzir pelo baixo custo do pecado ao invés de "gastar" um pouco mais e ficar com a santidade. É muito mais fácil ceder às garras do sexo, da depravação, da mentira, do engano. Com certeza é muito mais complicado manter-se no caminho estreito.

A pirataria espiritual cada dia mais tem invadido nossas igrejas. O mundo nos vende a imagem de que é melhor se deixar levar pela "pexincha" que é o pecado, do que investir em uma vida consagrada ao Senhor.

Precisamos como crentes no Senhor Jesus nos posicionar e dizer um basta às falsas promessas dos piratas do pecado.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus7.13,14)

Seja original, viva em santidade e diga não a pirataria!

11 de março de 2011

Ih... caiu a ligação...

Sou do tempo em que os telefones públicos, vulgamente chamados de "orelhões", ainda eram de fichas. Muito distante dos tempos dos telefones com créditos nos cartões.

Nessa época, ter um telefone fixo em sua residência custava caríssimo, era praticamente um bem de família. Para se ter direito a um teria que ficar na lista de espera por meses até ter um à disposição.

Celular então... sequer era possível conceber a possibilidade de sua existência. E lembram-se da época em que surgiram os primeiros "Tijolões"? Como era grandes! Nem se comparam com os atuais modelos.

Mas o fato é que hoje o telefone se tornou algo essencial para nossas atividades, seja o fixo, mas principalmente o celular. Hoje em dia vemos até crianças de seis anos, ou até menos, andando com seus telefones móveis nas escolas.

A grande vantagem que vejo nos telefones celulares é que temos a facilidade de falar com quem quisermos não importa onde ela esteja, desde que dentro da área de cobertura.

No final de semana passado estava indo para o retiro de Carnaval da minha congregação quando meu telefone tocou. Eu vinha falando ao telefone até que na altura do quilômetro quinze começou a falhar a ligação até que "ih... caiu a ligação!", eu disse aturdido, quando me dei conta, havia saído da área de cobertura.

Isso me fez lembrar que é assim nosso relacionamento com Deus...

O caminho de Deus é reto, é perfeito, não possui atalhos. Se fosse possível ver uma foto no Google Earth do caminho de Deus, tenho certeza que veríamos a imagem de uma grande mão cobrindo e abençoando todo o trajeto.

Essa é a área de cobertura de Deus... se saírmos dela, estamos por conta própria. E se andamos por conta própria, é independência e rebeldia, que é a essência do pecado.

Quando vamos nos afastando de Deus, estamos nos aproximando do pecado, saindo da área de cobertura do Senhor. Se fossemos um aparelho celular, aquelas barrinhas de área de serviço estariam diminuindo até o ponto de acabarem e dissermos "Ih... caiu a ligação!"

Não há lugar melhor para estar do que debaixo da mão protetora do Senhor, dentro da sua área de cobertura, no centro da Sua vontade!

Dentro da área de cobertura, nosso canal de comunição com o Senhor está sempre limpo, as barrinhas no máximo e é possível ouvir a Sua voz com nitidez.

Não saia da área de cobertura!