11 de fevereiro de 2011

Vida de Concurseiro

Hoje estava indo almoçar e passei na frente de um renomado curso preparatório para concursos públicos e vi diversos carros estacionados em pleno horário do almoço. Isso me fez lembrar que há apenas um ano atrás eu também estava nesse ritmo frenético de estudos em busca de "um lugar ao sol" no reino dos cargos públicos.

Todo concurseiro que se preze não pode deixar de andar com seu caderno (ou notebook) e um vademecum em um braço, e um copo de café no outro (ai minha gastrite!).

Dizem que um concurseiro está prestes a atingir seu resultado quando começam a aparecer alguns sintomas, como gastrite (pelo excesso de café), problemas na coluna (pela má postura ao estudar), dentre outros.

Uma vez cheguei a estudar doze horas seguidas num único dia! Voltei pra casa "estragado", parecia que tinha jogar dois tempos de 45 minutos de futebol.

Costumo dizer aos meus alunos que quando sai um edital o candidato deve dizer à sua esposa "amor, me esqueça nos próximos meses". Conheço uma pessoa que pediu demissão do emprego e passou um ano inteiro só vendo sua namorada aos domingos por apenas algumas horas, o resultado disso foi que conseguiu passar para Promotor de Justiça.

Ouvi uma vez uma palestra do "Para dos Concursos" William Douglas onde ele diz que concurso é como uma fila, o concurseiro entra no final dela e enquanto estuda permanece nela. Se for disciplinado e permanecer firme em seu propósito chegará na ponto da fila e atingirá seu resultado.

Lembrando de tudo isso me veio à memória uma passagem das Escrituras:

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal forma que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." (1 Coríntios 9.24,25)
Buscar o sucesso profissional é algo saudável, mas nunca podemos perder de foco permanecer no centro da vontade de Deus. Acho deprimente pessoas que, justificando-se em suas buscas profissionais, deixam de lado a sua vida no seio do Corpo de Cristo, parando de viver como Igreja.

Algumas semanas atrás um irmão foi chamado por um dos pastores de minha denominação para ir à frente da congregação para orar em ações de graças pela conclusão de seu curso de medicina, mas antes narrou um pouco de sua jornada que foi de muitas lutas para atingir seu resultado, mas nunca deixou de lado o buscar ao Senhor e permanecer ativo na vida da Igreja.

As pessoas que vivem distante de Deus lutam severamente, sofrem, suam, até atingir seu resultado, sua "coroa", porém, uma coroa corruptível, pois é apenas algo material, pois seu coração está somente nessas coisas. Nós, que servimos ao Senhor Jesus somos diferentes, pois nosso coração está nas coisas do Alto, logo, nossa coroa é incorruptível, a nossa vitória, antes de tudo, é devida e dedicada ao Deus Todo Poderoso que foi quem permitiu tudo.

De uma coisa eu tenho certeza, a minha vitória, assim como a do meu irmão médico, foi muito mais saborosa, pois tivemos a certeza de que foi a vontade de Deus em nossas vidas. Além disso, o sabor especial é que toda a congregação se alegrou conosco, pois permanecemos inseridos no seio da Igreja, vivendo como Corpo. Recebemos a nossa "coroa" e ela é incorruptível!

Lute, busque seus objetivos, mas nunca perca o Senhor de vista, nem se afaste da vida de sua Igreja. Busque a sua coroa!

Nenhum comentário: