Desde garotinho pratiquei os mais variados tipos de esportes. Já pratiquei do xadrez ao rapel, do jiu-jitsu à dança de salão (se é que se pode chamar de esporte). Porém, dentre as mais variadas modalidades esportivas que já pratiquei a que mais me chamou atenção foi a Orientação.Já ouviram falar desse esporte?
É uma modalidade esportiva de origem nórdica que utiliza a própria natureza como campo de jogo. O praticante tem que passar por determinados pontos no menor tempo possível, utilizando-se para isso tão somente de um mapa e uma bússola.
Esse esporte se disingue dos demais, pois o participante, com base nas coordenadas do mapa, escolhe o caminho a seguir, fazendo uma integração de preparo físico e intelectual.
Na vez que participei de uma competição deste esporte lembro-me que no início tivemos muita dificuldade para descobrir aonde ir. Líamos o mapa e tentávamos nos guiar pela bússola, mas não conseguíamos encontrar a direção. Depois de algum tempo, à medida que íamos criando intimidade com os intrumentos, descobrimos como encontrar os pontos e com isso acabamos ganhando a competição.
Isso me lembra quando eu era criança. Cresci estudando em colégios de forte educação religiosa, onde tínhamos a disciplina de Ensino Religioso. Não suportava fazer aqueles trabalhos em que tinha que pegar um livro grande de capa dura na cor verde que ficava na sala da minha casa e que tinha escrito na sua capa "Bíblia Sagrada".
Fazia trabalhos em que tinha que ler longos textos que eu achava extremamente chatos e entediantes. Mal sabia eu que alguns anos depois esse se tornaria meu livro favorito.
Muitas pessoas se questionam sobre diversas coisas na vida... dúvidas, medos... enfim, não sabem que direção tomar. E é incrível como Deus deixou tudo pra nós prontinho... um livro completo, que é ao mesmo tempo um conjunto de regras, dados históricos, padrões de conduta, poemas, músicas, histórias épicas, sagas de heróis, enfim, um manual completo de instruções!
Esse livro é a Bíblia...
Ela é como um mapa, nos dá todas as informações que precisamos para nossa vida. Porém, é algo que não pode se utilizar sozinho... é necessário uma bússola, ou seja, algo para ajudar a chegar nos pontos do mapa, para encontrar o caminho correto.
E Deus também preparou essa bússola para nós, que é o seu Espírito Santo. Pronto!
Basta utilizarmos esses dois instrumentos que Deus deixou a nossa disposição e não haverá situação alguma que não seja fácil de resolver.
Tenha sempre o mapa e a bússola à mão!
"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12)

Nenhum comentário:
Postar um comentário